segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A extenção de mim, sacrificada nos contos, ainda vive.

Todos os olhares estão destinados a minha derrota.
Todas as expectativas são para o meu fracasso.

Eu cresci numa sociedade preconceituosa, ignorante, arrogante e por que não dizer burra; onde muitos ainda julgam meu caráter pelo tom da minha pele.
Esse tom, Negro, escuro, preto como alguns costumam pronunciar como deboche, não exibe apenas um certo teor de melanina, exibe também minha força, minha história, exibe, e com orgulho a minha raiz, minha descendência.

Se tu, Homem de pele clara, achas que podes me aprisionar, com palavras futeis e sem conhecimento algum, saiba que eu nasci livre. Meus ancestrais foram guerreiros, foram caçados, tratados como animais, vendidos, humilhados, torturados e assassinados, e mesmo assim resistiram, sofreram, lutaram, sobreviveram e venceram. Em minhas veias senhores, não corre um sangue qualquer, corre também o sangue de todos os Negros que morreram, pra que hoje todos nós, Negros fôssemos livres, o sangue que contem força, o sangue que contem historia, o sangue que ao passar dos anos, colecionou vitórias.

Então senhores, se estão esperando minha desistência, minha derrota, meu fracasso; deixo-lhes minhas sinceras desculpas, lamento ter que desaponta-los pois não será aceitável. Se não fui objetivo ao ponto de deixar clara minha opinião quanto aos vossos atos, digo-lhes alto e tão claro quanto vossa pele:
-Não serão algumas chibatadas da vida que fará esse Negro pedir por piedade, dê-me tudo que tens, ataque-me se for preciso, pois eu terei a Honra de ser mais um dos muitos que vos venceu, de mão nuas, alma limpa e orgulho intacto.


Desabafado por Diego Reiko

4 comentários:

  1. eu nem imagino o tipo de preconceito, porque eu sou branca.. mentira amarela.. mentira eu sou brasileira e sou muito misturada haha' não existem brancos no brasil. ¬¬'

    só sei que preconceito está em todos os cantos.
    eu sofro todos os dias. rs
    mas estou levando na esportiva atualmente. :P
    bjuu

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente Paula, vivemos num mundo em que pessoas costumam julgar como não apropriado, coisas que não compreendem, não por incapacidade ou limitação de raciocínio mas por pura ignorância. E esse mesmo mundo é constituído por pessoas de diferentes etnias(nacionalidade, afiliação, cultura religiosa ,língua ou tradições), entre outras milhões de cosias, Algumas pessoas deveriam voltar a escola primária, onde um dia aprenderam que todo coleguinha é igual mesmo que uma aparente diferença seja notavel. Se isso fosse possível viveríamos num lugar um pouco melhor.
    desculpe o extenso comentário, minha revolta não é apenas pelo preconceito racial, mas com todo ele.
    Seja sobre sexualidade, classe social, religião... ou qualquer outra coisa que venha humilhar ou constranger qualquer individuo.

    obrigado pelo comentario

    ResponderExcluir
  3. belo texto diego! mto belo mesmo... parabéns

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, Diego.
    Lamentar desapontar... a ironia foi perfeita ;-)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/elogio/crítica aqui

 
;